domingo, 21 de junho de 2020

Saúde e bem-estar através da alimentação

Olá! Estamos de volta para falar um pouquinho do que foi abordado na live do Curso Cura Sem Medo – turma de junho no dia 20. Como já sabem, estamos na Etapa Bio e esta é a semana da alimentação. Caso deseje saber mais, assista nossa live na íntegra (clique aqui). Convido você a acompanhar as dicas em nosso Instagram Cura Sem Medo (feed e especialmente em nosso stories) clicando aqui!

Hoje, falaremos um pouco sobre alimentação equilibrada ou balanceada. Este tipo de alimentação é aquele que oferece numa mesma refeição, ao menos, um alimento de cada grupo: energéticos, construtores e reguladores, pois assim conseguiremos todos os nutrientes que nosso corpo precisa para viver melhor.

A variação de alimentos torna-se fundamental para estarmos em equilíbrio com o nosso corpo. E, através da absorção de nutrientes, oriundos de uma alimentação equilibrada, conseguiremos satisfazer nossas necessidades fisiológicas e psicológicas. Ah, e não podemos esquecer de outros benefícios como ajudar a manter a boa forma, garantir maior e melhor disposição... sim, melhor saúde e bem-estar

Quais são as funções dos alimentos no corpo?

As funções dos alimentos para o corpo, são diversas e, a partir de sua categoria, poderemos observar estas funções em nosso organismo.

Agora, veremos como cada grupo alimentar funciona, quais são eles e como nos ajudam.

Alimentos Energéticos – Para que o corpo precisa de energia?

Para todos os tipos de atividades, desde se levantar da cama e todas as tarefas do dia-a-dia e brincadeiras até mesmo na hora em que estamos dormindo, pois, o corpo continua usando energia para respirar, para que os batimentos do coração continuem seu trabalho, para que o sangue circule nas veias e outras funções importantes do corpo, aconteçam.

Quais alimentos produzem energia?

Todos eles, mas uns fornecem mais energia que outros. Exemplos dos alimentos que fornecem mais energia: óleo, manteiga, margarina, bacon, açúcar, mel, pão, cereal matinal, biscoito, bolo, doces, sorvete, arroz, macarrão, milho, batata, mandioca, mandioquinha (conhecida em alguns lugares como batata boroa ou ainda, cenoura amarela), farinhas e outros.

Energia rápida onde adquirir?

Através dos carboidratos que são essenciais para o funcionamento de todo organismo. Sem essa matéria-prima, o corpo passa fome e pode gerar sintomas desse sofrimento na forma de dor de cabeça, irritação e exaustão física.

Curiosidade I - O segredo para o controle de peso está em evitar os carboidratos simples e substituí-los por carboidratos complexos.

O que são carboidratos simples?

De alto índice glicêmico, os carboidratos simples são digeridos rapidamente pelo organismo por terem uma estrutura química mais simples.

Ao serem ingeridos, as moléculas de carboidratos são rapidamente absorvidas, gerando um pico de glicemia e, em seguida, de insulina no organismo.

Os altos níveis de insulina indicam ao corpo esse excesso de carboidrato e fazem com que eles sejam retirados da circulação e armazenados na forma de gordura, o que favorece o ganho de peso e atrapalha a forma e compromete a saúde. Porém, este tido de carboidrato que gera energia rápida, também é fácil para gerar fome e você precisará de mais e mais carboidratos para manter-se.

Quais alimentos são carboidratos simples?

Mel, açúcar, pão branco, macarrão, refrigerante, geleia, balas e chocolates, arroz branco, biscoitos simples, banana, pipoca e sorvete são alguns exemplos de alimentos ricos em carboidratos simples.

O que são carboidratos complexos?

Estes carboidratos são de baixo índice glicêmico, e sua estrutura química é complexa. Eles são encontrados em alimentos ricos em outros nutrientes e fibras que demoram a serem digeridos e, consequentemente, a absorção da glicose é mais demorada, também.

Assim, a glicemia não sobe de uma só vez e o corpo pode ir usando esse alimento como fonte de energia por um longo período de tempo, sem ter que converter qualquer excesso em gordura, ou seja, aquela fome que você tinha quando você comeu o alimento, não voltará tão rápida.

Quais alimentos são carboidratos complexos?

Os carboidratos complexos estão presentes em alimentos integrais: pão integral, arroz integral, macarrão e biscoitos integrais. Além disso, vegetais ricos em amido como a batata-doce, o milho e a mandioca, as sementes e os cereais também são carboidratos complexos.

Curiosidade II – Na tabela abaixo, vejam as diferenças entre as batatas doces brancas e roxas,

 Diferenças

Batata-doce roxa

Batata-doce branca

Calorias em 100 gramas

95 Kcal

92 Kcal

 

Nutrientes

Fonte de vitaminas do complexo B, C e D

Fonte de vitaminas do complexo B, C e D, mais nutrientes principalmente na casca

Sabor

Mais adocicado e suculenta

Um pouco mais ressecada

Por que o corpo precisa de alimentos Construtores?

Para fazer os reparos necessários como a cicatrização de uma ferida, para construção ou reconstrução dos ossos, para o crescimento da pele, dos cabelos, das unhas, dos dentes e de outras partes.

Quais são os alimentos Construtores?

Carnes (boi, frango, porco, peixe, outros), leite e derivados (iogurte, queijo, requeijão, outros), ovos, feijão, ervilha, soja etc.


Alimentos Reguladores, para que servem?

Eles oferecem nutrientes para regular o funcionamento do nosso corpo e previne algumas doenças como gripes e resfriados. Eles ajudam também na hora da digestão dos alimentos.

Quais são os nutrientes reguladores?

As vitaminas (A, B, C, D, E, K e outras) e os minerais (Ferro, cálcio, sódio, potássio, zinco e outros).

Que alimentos fornecem nutriente reguladores?

Todas as frutas como: abacate, banana, limão, laranja, maçã, outras. Os legumes e verduras como: cenoura, chuchu, abobrinha, alface, couve, agrião, dentre outras.

Bom ter você aqui conosco!!

 Rai Godoy, (raigodoy@hotmail.com br - Whatsapp 73-998272494)

https://linktr.ee/RaiGodoyUnica

Conheça mais sobre alimentação saudável clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário