domingo, 21 de junho de 2020

Saúde e bem-estar através da alimentação

Olá! Estamos de volta para falar um pouquinho do que foi abordado na live do Curso Cura Sem Medo – turma de junho no dia 20. Como já sabem, estamos na Etapa Bio e esta é a semana da alimentação. Caso deseje saber mais, assista nossa live na íntegra (clique aqui). Convido você a acompanhar as dicas em nosso Instagram Cura Sem Medo (feed e especialmente em nosso stories) clicando aqui!

Hoje, falaremos um pouco sobre alimentação equilibrada ou balanceada. Este tipo de alimentação é aquele que oferece numa mesma refeição, ao menos, um alimento de cada grupo: energéticos, construtores e reguladores, pois assim conseguiremos todos os nutrientes que nosso corpo precisa para viver melhor.

A variação de alimentos torna-se fundamental para estarmos em equilíbrio com o nosso corpo. E, através da absorção de nutrientes, oriundos de uma alimentação equilibrada, conseguiremos satisfazer nossas necessidades fisiológicas e psicológicas. Ah, e não podemos esquecer de outros benefícios como ajudar a manter a boa forma, garantir maior e melhor disposição... sim, melhor saúde e bem-estar

Quais são as funções dos alimentos no corpo?

As funções dos alimentos para o corpo, são diversas e, a partir de sua categoria, poderemos observar estas funções em nosso organismo.

Agora, veremos como cada grupo alimentar funciona, quais são eles e como nos ajudam.

Alimentos Energéticos – Para que o corpo precisa de energia?

Para todos os tipos de atividades, desde se levantar da cama e todas as tarefas do dia-a-dia e brincadeiras até mesmo na hora em que estamos dormindo, pois, o corpo continua usando energia para respirar, para que os batimentos do coração continuem seu trabalho, para que o sangue circule nas veias e outras funções importantes do corpo, aconteçam.

Quais alimentos produzem energia?

Todos eles, mas uns fornecem mais energia que outros. Exemplos dos alimentos que fornecem mais energia: óleo, manteiga, margarina, bacon, açúcar, mel, pão, cereal matinal, biscoito, bolo, doces, sorvete, arroz, macarrão, milho, batata, mandioca, mandioquinha (conhecida em alguns lugares como batata boroa ou ainda, cenoura amarela), farinhas e outros.

Energia rápida onde adquirir?

Através dos carboidratos que são essenciais para o funcionamento de todo organismo. Sem essa matéria-prima, o corpo passa fome e pode gerar sintomas desse sofrimento na forma de dor de cabeça, irritação e exaustão física.

Curiosidade I - O segredo para o controle de peso está em evitar os carboidratos simples e substituí-los por carboidratos complexos.

O que são carboidratos simples?

De alto índice glicêmico, os carboidratos simples são digeridos rapidamente pelo organismo por terem uma estrutura química mais simples.

Ao serem ingeridos, as moléculas de carboidratos são rapidamente absorvidas, gerando um pico de glicemia e, em seguida, de insulina no organismo.

Os altos níveis de insulina indicam ao corpo esse excesso de carboidrato e fazem com que eles sejam retirados da circulação e armazenados na forma de gordura, o que favorece o ganho de peso e atrapalha a forma e compromete a saúde. Porém, este tido de carboidrato que gera energia rápida, também é fácil para gerar fome e você precisará de mais e mais carboidratos para manter-se.

Quais alimentos são carboidratos simples?

Mel, açúcar, pão branco, macarrão, refrigerante, geleia, balas e chocolates, arroz branco, biscoitos simples, banana, pipoca e sorvete são alguns exemplos de alimentos ricos em carboidratos simples.

O que são carboidratos complexos?

Estes carboidratos são de baixo índice glicêmico, e sua estrutura química é complexa. Eles são encontrados em alimentos ricos em outros nutrientes e fibras que demoram a serem digeridos e, consequentemente, a absorção da glicose é mais demorada, também.

Assim, a glicemia não sobe de uma só vez e o corpo pode ir usando esse alimento como fonte de energia por um longo período de tempo, sem ter que converter qualquer excesso em gordura, ou seja, aquela fome que você tinha quando você comeu o alimento, não voltará tão rápida.

Quais alimentos são carboidratos complexos?

Os carboidratos complexos estão presentes em alimentos integrais: pão integral, arroz integral, macarrão e biscoitos integrais. Além disso, vegetais ricos em amido como a batata-doce, o milho e a mandioca, as sementes e os cereais também são carboidratos complexos.

Curiosidade II – Na tabela abaixo, vejam as diferenças entre as batatas doces brancas e roxas,

 Diferenças

Batata-doce roxa

Batata-doce branca

Calorias em 100 gramas

95 Kcal

92 Kcal

 

Nutrientes

Fonte de vitaminas do complexo B, C e D

Fonte de vitaminas do complexo B, C e D, mais nutrientes principalmente na casca

Sabor

Mais adocicado e suculenta

Um pouco mais ressecada

Por que o corpo precisa de alimentos Construtores?

Para fazer os reparos necessários como a cicatrização de uma ferida, para construção ou reconstrução dos ossos, para o crescimento da pele, dos cabelos, das unhas, dos dentes e de outras partes.

Quais são os alimentos Construtores?

Carnes (boi, frango, porco, peixe, outros), leite e derivados (iogurte, queijo, requeijão, outros), ovos, feijão, ervilha, soja etc.


Alimentos Reguladores, para que servem?

Eles oferecem nutrientes para regular o funcionamento do nosso corpo e previne algumas doenças como gripes e resfriados. Eles ajudam também na hora da digestão dos alimentos.

Quais são os nutrientes reguladores?

As vitaminas (A, B, C, D, E, K e outras) e os minerais (Ferro, cálcio, sódio, potássio, zinco e outros).

Que alimentos fornecem nutriente reguladores?

Todas as frutas como: abacate, banana, limão, laranja, maçã, outras. Os legumes e verduras como: cenoura, chuchu, abobrinha, alface, couve, agrião, dentre outras.

Bom ter você aqui conosco!!

 Rai Godoy, (raigodoy@hotmail.com br - Whatsapp 73-998272494)

https://linktr.ee/RaiGodoyUnica

Conheça mais sobre alimentação saudável clicando aqui

domingo, 14 de junho de 2020

Atividade física para todas as idades

Iniciamos a semana passada a ETAPA BIO com o tema ÁGUA e, durante toda a semana, postamos nos stories do Instagram Cura Sem Medo algumas dicas e informações sobre a importância de um corpo bem hidratado.

 

Ontem, em nosso Curso Gratuito Cura Sem Medo – turma: Junho/2020, falamos sobre a importância da atividade física e contamos com a participação especial da nossa amiga Flaviane Salles que é formada em Educação Física e nos ajudou muito. No final desta postagem veja alguns prints de nossa live.

 

Segue um resumo do que foi falado sobre os benefícios relacionados à pratica de atividade física.

 

1. Fortalecimento dos ossos e músculos;

2. Melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório;

3. Redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, fibromialgia, alguns cânceres, entre outras doenças;

4. Melhora da saúde mental e do humor;

5. Redução do estresse;

6. Controle da pressão arterial e níveis de açúcar no sangue;

7. Melhora em quadros de depressão;

8. Aumento da autoestima e da sensação de bem-estar;

9. Aumento da expectativa de vida;

10.  Melhora da qualidade do sono;

11. Controle de peso;

12. Manutenção da autonomia nas atividades diárias e prevenção do risco de quedas para pessoas de terceira idade.


                                  Abaixo: foto da nossa colaboradora Flaviane Salles

 

Curiosidade I – Você sabia que quando um indivíduo completamente parado passa a dedicar um tempinho aos exercícios, mesmo que não o suficiente para bater as metas oficiais, ocorre maior queda nas taxas de mortalidade?

 

Vejam na sequência abaixo, o que o documento denominado Diretrizes de Atividade Física para Americanos e o que sugere aos seus cidadãos de acordo à idade de cada categoria:

 

Crianças entre 3 e 5 anos

Nessa fase a diretriz americana sugere que a atividade física seja focada na diversão, como andar de bicicleta ou triciclo, participar de brincadeiras ativas são muito recomendadas e geram ganhos como:

Menos estresse;

Mais aperfeiçoamento das habilidades cognitivas, que vai resultar num bom desempenho escolar;

Socialização com as outras crianças.

Recomendações:

Busque 180 minutos diários de práticas, mas sem neura. Sempre com brincadeiras variadas e estimulantes.

Crianças acima de 5 anos e adolescentes

Aqui, a recomendação é focar no lazer, pois a saúde pode não ser um argumento muito forte para que os jovens venham a aderir mais facilmente. Alerta-se aqui para a prevenção à obesidade, colesterol alto, diabetes tipo 2, pressão alta, dentre outras doenças que podem ser tratadas com uma simples mudança de comportamento.

Recomendações:

Uma hora de exercício moderado ou vigoroso por dia e as atividades devem ser variadas, como: nadar, dançar, escalar, pular corda, etc., no entanto, deve acontecer, ao menos, três vezes por semana.

O documento contempla ainda os jovens com algum tipo de limitação física ou até mesmo, mental que, com a presença de alguém especializado possam ser incentivados a deixar o sedentarismo.

Adultos em geral

Além dos benefícios físicos e emocionais relacionados com a prática dos exercícios como o controle do peso, proteção ao coração, o documento americano ressalta seu potencial em reprimir doenças neurológicas, como o Alzheimer. Pode ainda, turbinar o raciocínio, a memória e o bem-estar mental e isto é percebido com pouco tempo de treinamento. Desta feita, a indicação aqui é tomar cuidado com as lesões, que acabam fomentando o sedentarismo.

Recomendação:

Fazer de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada por semana ou de 75 a 150 minutos em intensidade vigorosa.

 

Curiosidade II – Você sabia que, quando um indivíduo começa a se exercitar mesmo aos poucos, ele pode progredir nos treinos para maximizar os resultados?

Idosos

Pode-se, nesta etapa da vida, com a prática de atividade física fazer a prevenção e mesmo o controle de inúmeras enfermidades, do câncer à artrose.

Recomendações:

Se tudo estiver em ordem, o idoso pode seguir as diretrizes dos adultos em geral.

Incluir práticas de equilíbrio na rotina ajuda a escapar de quedas e ossos quebrados.

É importante delinear a intensidade e a quantidade de acordo com o condicionamento físico de cada um. Mas a presença de enfermidades crônicas exige avaliação médica.

Gestantes

A malhação ajuda a controlar o peso, equilibrar a pressão e o diabetes gestacional e, ainda, afastar a depressão. Sem falar da facilitação na hora do parto e evitar risco de o

Recomendações:

Fazer 150 minutos de exercícios moderados na semana, mesmo após o parto, priorizando os aeróbicos. Dá para variar, por exemplo, entre pilates, caminhada e hidroginástica. A supervisão médica deve ser constante nos nove meses.

 

Particularmente, amamos e recomendamos todo e qualquer tipo de atividade física supervisionada e, para aqueles que não gostam, sugerimos que comecem com os mini hábitos e cresça aos poucos para usufruir de uma vida melhor!





Rai Godoy, (raigodoy@hotmail.com br - Whatsapp 73-99827-2494)https://linktr.ee/RaiGodoyUnica

Referência:

Disponível em: <https://www.saude.gov.br/artigos/781-atividades-fisicas/40394-beneficios-da-atividade-fisica> acesso em: 13.06.2020

Disponível em <https://saude.abril.com.br/fitness/atividade-fisica-para-cada-fase-um-tipo-diferente/> autora: Maria Tereza Santos, Theo Ruprecht - Atualizado em 17 jul 2019, 10h29 - Publicado em 18 abr 2019, 10h – acesso em 13.06.2020

 


 

 

 


domingo, 7 de junho de 2020

Água é vida e cura!

A água é um recurso fundamental para a manutenção da vida de todos os seres vivos.

Presente na estrutura corporal dos seres humanos, ocupa mais da metade de todo o Planeta Terra. Entretanto, a maior quantidade dela é salgada. A água tem uma importância tão fundamental que sem ela não seria possível a vida sobre a terra. No entanto, isto não significa que as pessoas estejam preocupadas em preservar este recurso que, apesar de abundante, é escasso e, em alguns locais do mundo, ela tem uma disponibilidade muito baixa.

A importância da água é vista e percebida em, praticamente, todos os setores como:

- No uso doméstico: preparação de alimentos, no consumo diário, na higienização do pessoal e da própria casa;

- É presente, no setor industrial alimentício ou outros;

- Indispensável no cultivo e produção de alimentos, plantas ornamentais e etc. 

Precisamos entender melhor a importância que a água tem e buscar meios de fazer uso consciente. E, enquanto estamos buscando este uso consciente teremos outros ganhos nas várias dimensões humana: nossa mente (quando começamos a pensar diferente sobre a água e a necessidade de planejar um consumo responsável), comportamentos (quando começamos a lidar diferente com a água e as pessoas), relacionamentos (quando nos aliamos às outras pessoas para ajuda mútua com dicas e troca de informações), espiritualmente (quando consideramos os outros e nos empenhamos para melhorar a vida de todos).

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA DOS HUMANOS

Entre 60% e 70% do corpo humano é composto por água. Conforme Santos/2020 e Migowisc (2017), a água está relacionada com praticamente todas as funções em meio aquoso realizada no corpo e, especialmente para nossa proteção.

- Leva os nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células;

- Expulsa as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina. 

- Hidrata o corpo como um todo, mas é vista, especialmente, na pele

- Regula a temperatura corporal;

- Desempenha um papel importante no sistema circulatório;

- Lubrifica (pelo líquor) as membranas que envolvem o sistema nervoso (meninges), substância rica em água que fornece proteção mecânica a esse sistema;

- Ajuda na digestão ao fazer parte da composição de substâncias importantes, como o suco gástrico;

- A água está presente no líquido amniótico que protege a criança dentro do útero, evitando que o bebê seja atingido por impactos externos ao longo da gravidez;

- Nos fluídos das articulações, a fim de evitar atrito entre os ossos, e em tantas outras funções;

- Transporta nutrientes para as células.

QUANTIDADE CERTA DE ÁGUA A SER INGERIDA

De grande importância para a hidratação corporal, recomenda-se a ingestão de pelo menos dois litros e meio de água diariamente para que nosso organismo funcione adequadamente. Entretanto, devemos lembrar que a quantidade de água a ser consumida por uma pessoa está relacionada com os seguintes fatores abaixo relacionados:

- Com o seu estado de saúde, como exemplo de alguém que está com diarreia;

- Com as atividades que ela realiza;

- Com o clima/tempo – sendo que, em dias quentes, deve-se beber mais água;

- Prática de esportes;

- Idade, afinal um recém-nascido tem 80% de água em sua estrutura física, e uma pessoa adulta tem cerca de 70% do seu peso em água;

-  Compleição física, etc.

Curiosidade I – Conforme Dr. Migowisk (2017), podemos eliminar também cerca de 1,5 litro de água todos os dias por meio da urina. A perda de líquidos pode ocorrer, embora num volume bem pequeno, através das fezes, podendo se tornar um problema grave em caso de diarreia e por isto, a hidratação nestes casos, deve ser tratada com mais atenção. 

Conforme Bortoluz, "Ter que beber água 8 vezes por dia é um mito. A quantidade de água que deve ser consumida no dia é individual. O cálculo feito é 35 ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. Por exemplo: Uma pessoa de 45 kg deve tomar 1,5 litros de água por dia (o equivalente a 7 ou 8 copos) e uma pessoa de 80 kg deve tomar 2,8 litros de água por dia (aproximadamente 14 copos). Lembrando que a água não pode ser substituída por outros líquidos como chás, sucos, refrigerantes etc".

Além do consumo puro da água, ela também pode ser retirada de todos os alimentos ao ser consumido, no entanto, a quantidade de água disponível em cada alimento (frutas, verduras, etc) é diferente.

O QUE ACONTECE COM O NOSSO CORPO SE NÃO INGERIRMOS ÁGUA?

- Sentimos sede

- Boca seca

- Lábios rachados

 - Urina mais escura

EU NÃO GOSTO DE BEBER ÁGUA, O QUE FAZER?

Se você não gosta de tomar água, beba suco natural, água de coco ou consuma mais frutas, mas não substitui a água propriamente dita, mas você pode usufruir das famosas águas saborizadas!

Curiosidade II – Dia 22 de março de 1992 - Dia Mundial da Água é uma data para refletirmos a respeito da importância de preservar os recursos hídricos. A ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos.

Rai Godoy, 

E.mail - raigodoy@hotmail.com.br - Whatsapp 73-99827-2494 

https://linktr.ee/RaiGodoyUnica


Referências:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Importância da água para o corpo humano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/importancia-agua-para-corpo-humano.htm. Acesso em 05 de junho de 2020.

Disponível em <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/a-importancia-da-agua> acesso em: 05.06.2020, s/ autor/data

MIGOWISK, Edimilson. “Água, um remédio natural” Disponível em <https://www.farmaceuticovirtual.com.br/edmilson-migowski/101-agua-um-remedio-natural-2> publicado em 17.01.2017, acesso em: 05.06.2020

Bortoluz, Sara. Disponível em <https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/agua-na-medida-certa-aprenda-a-calcular-corretamente-a-sua-hidratacao_a2245/1#:~:text=O%20c%C3%A1lculo%20feito%20%C3%A9%2035,dia%20(aproximadamente%2014%20copos).>, acesso em 06.06.2020