domingo, 7 de junho de 2020

Água é vida e cura!

A água é um recurso fundamental para a manutenção da vida de todos os seres vivos.

Presente na estrutura corporal dos seres humanos, ocupa mais da metade de todo o Planeta Terra. Entretanto, a maior quantidade dela é salgada. A água tem uma importância tão fundamental que sem ela não seria possível a vida sobre a terra. No entanto, isto não significa que as pessoas estejam preocupadas em preservar este recurso que, apesar de abundante, é escasso e, em alguns locais do mundo, ela tem uma disponibilidade muito baixa.

A importância da água é vista e percebida em, praticamente, todos os setores como:

- No uso doméstico: preparação de alimentos, no consumo diário, na higienização do pessoal e da própria casa;

- É presente, no setor industrial alimentício ou outros;

- Indispensável no cultivo e produção de alimentos, plantas ornamentais e etc. 

Precisamos entender melhor a importância que a água tem e buscar meios de fazer uso consciente. E, enquanto estamos buscando este uso consciente teremos outros ganhos nas várias dimensões humana: nossa mente (quando começamos a pensar diferente sobre a água e a necessidade de planejar um consumo responsável), comportamentos (quando começamos a lidar diferente com a água e as pessoas), relacionamentos (quando nos aliamos às outras pessoas para ajuda mútua com dicas e troca de informações), espiritualmente (quando consideramos os outros e nos empenhamos para melhorar a vida de todos).

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA DOS HUMANOS

Entre 60% e 70% do corpo humano é composto por água. Conforme Santos/2020 e Migowisc (2017), a água está relacionada com praticamente todas as funções em meio aquoso realizada no corpo e, especialmente para nossa proteção.

- Leva os nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células;

- Expulsa as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina. 

- Hidrata o corpo como um todo, mas é vista, especialmente, na pele

- Regula a temperatura corporal;

- Desempenha um papel importante no sistema circulatório;

- Lubrifica (pelo líquor) as membranas que envolvem o sistema nervoso (meninges), substância rica em água que fornece proteção mecânica a esse sistema;

- Ajuda na digestão ao fazer parte da composição de substâncias importantes, como o suco gástrico;

- A água está presente no líquido amniótico que protege a criança dentro do útero, evitando que o bebê seja atingido por impactos externos ao longo da gravidez;

- Nos fluídos das articulações, a fim de evitar atrito entre os ossos, e em tantas outras funções;

- Transporta nutrientes para as células.

QUANTIDADE CERTA DE ÁGUA A SER INGERIDA

De grande importância para a hidratação corporal, recomenda-se a ingestão de pelo menos dois litros e meio de água diariamente para que nosso organismo funcione adequadamente. Entretanto, devemos lembrar que a quantidade de água a ser consumida por uma pessoa está relacionada com os seguintes fatores abaixo relacionados:

- Com o seu estado de saúde, como exemplo de alguém que está com diarreia;

- Com as atividades que ela realiza;

- Com o clima/tempo – sendo que, em dias quentes, deve-se beber mais água;

- Prática de esportes;

- Idade, afinal um recém-nascido tem 80% de água em sua estrutura física, e uma pessoa adulta tem cerca de 70% do seu peso em água;

-  Compleição física, etc.

Curiosidade I – Conforme Dr. Migowisk (2017), podemos eliminar também cerca de 1,5 litro de água todos os dias por meio da urina. A perda de líquidos pode ocorrer, embora num volume bem pequeno, através das fezes, podendo se tornar um problema grave em caso de diarreia e por isto, a hidratação nestes casos, deve ser tratada com mais atenção. 

Conforme Bortoluz, "Ter que beber água 8 vezes por dia é um mito. A quantidade de água que deve ser consumida no dia é individual. O cálculo feito é 35 ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. Por exemplo: Uma pessoa de 45 kg deve tomar 1,5 litros de água por dia (o equivalente a 7 ou 8 copos) e uma pessoa de 80 kg deve tomar 2,8 litros de água por dia (aproximadamente 14 copos). Lembrando que a água não pode ser substituída por outros líquidos como chás, sucos, refrigerantes etc".

Além do consumo puro da água, ela também pode ser retirada de todos os alimentos ao ser consumido, no entanto, a quantidade de água disponível em cada alimento (frutas, verduras, etc) é diferente.

O QUE ACONTECE COM O NOSSO CORPO SE NÃO INGERIRMOS ÁGUA?

- Sentimos sede

- Boca seca

- Lábios rachados

 - Urina mais escura

EU NÃO GOSTO DE BEBER ÁGUA, O QUE FAZER?

Se você não gosta de tomar água, beba suco natural, água de coco ou consuma mais frutas, mas não substitui a água propriamente dita, mas você pode usufruir das famosas águas saborizadas!

Curiosidade II – Dia 22 de março de 1992 - Dia Mundial da Água é uma data para refletirmos a respeito da importância de preservar os recursos hídricos. A ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos.

Rai Godoy, 

E.mail - raigodoy@hotmail.com.br - Whatsapp 73-99827-2494 

https://linktr.ee/RaiGodoyUnica


Referências:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Importância da água para o corpo humano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/importancia-agua-para-corpo-humano.htm. Acesso em 05 de junho de 2020.

Disponível em <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/a-importancia-da-agua> acesso em: 05.06.2020, s/ autor/data

MIGOWISK, Edimilson. “Água, um remédio natural” Disponível em <https://www.farmaceuticovirtual.com.br/edmilson-migowski/101-agua-um-remedio-natural-2> publicado em 17.01.2017, acesso em: 05.06.2020

Bortoluz, Sara. Disponível em <https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/agua-na-medida-certa-aprenda-a-calcular-corretamente-a-sua-hidratacao_a2245/1#:~:text=O%20c%C3%A1lculo%20feito%20%C3%A9%2035,dia%20(aproximadamente%2014%20copos).>, acesso em 06.06.2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário